Direção do SAMU/Patos prova que atendimento a idoso não demorou mais que 7 minutos

Devido os questionamentos sobre o tempo em torno do atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Patos ao senhor João Batista Firmino, 60 anos, morto por infarto fulminante ocorrido nesta terça-feira, dia 28, a direção do órgão decidiu expor a imagem da tela do sistema que registra as ocorrências.
João Batista, residia em Matureia – PB, e morreu em plena via pública no Centro da cidade de Patos, precisamente na calçada do cruzamento das Ruas Pedro Firmino e Rui Barbosa. O fato aconteceu por volta das 13:00h e movimentou a localidade devido o acontecimento inusitado e também lamentável.
Anderson Sóstenes, diretor do SAMU/Patos, relatou que o tempo resposta para o atendimento está dentro da normalidade das regras determinadas pelo Ministério da Saúde nas portarias que regulamentam o serviço.
De acordo com o sistema, a solicitação foi feita às 13:02:58h, saída da base às 13:05:23 e chagado ao local da ocorrência às 13:09:59, ou seja, cerca de 7 minutos a ambulância chegou até a vítima. (Veja tela abaixo)
“O sistema de telefonia do SAMU não consta como ocupado, mas sim como telefone chamando. Isso ajuda e ao mesmo tempo atrapalha, pois algumas pessoas acham que não estão atendendo a chamada. Pedimos que não desligue e insista na ligação, pois o sistema repassará a chamada por ordem de ligação. O fato é que o SAMU hoje é muito solicitado e devemos atender as regras que regem o serviço. Pedimos, inclusive, a compreensão da população e da própria imprensa para evitar precipitações como ocorridas ontem que terminam pré-julgando o serviço. Alguns problemas que ocorrem às vezes são decorrentes das operadoras de telefônia, mas isso são questões mais detelhadas. Nós queremos é melhorar cada vez mais o serviço”, relatou Anderson.


Jozivan Antero - Patosonline.com

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