Médica de Itaporanga deverá ser premiada por descoberta. Confira


A jovem médica itaporanguense Thaís Bezerra (foto) foi destaque na imprensa estadual semana passada, em razão de uma técnica anestésica desenvolvida por ela que promete revolucionar, mundialmente, a cirurgia da hérnia inguinal, a conhecida hérnia da virilha.

O procedimento permite que apenas metade do corpo dos pacientes apresente efeito do anestésico, acabando com os riscos de sofrerem hipotensão (pressão arterial baixa) após se submeterem à cirurgia.

Os maiores beneficiados são os hipertensos e diabéticos, porque não podem sofrer no ato anestésico uma hipotensão devido às suas patologias, segundo explicou a médica.

A técnica foi apresentada em solenidade realizada no dia 19 deste mês, no hospital estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde a médica concluiu residência médica em anestesiologia, e fez parte dos trabalhos de conclusão da especialidade desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que tem como matriz de ensino o próprio nosocômio paraibano.

Thaís falou que não serão apenas os pacientes que se beneficiarão com a técnica, mas também os próprios cirurgiões, em razão do “excelente relaxamento muscular que o procedimento proporciona”. Ela contou que “a técnica consiste em posicionar o paciente deitado de forma lateral na hora da raquianestesia, onde é utilizada metade da dose rotineira de anestésico local”.

“Além da vantagem de não sofrer a hipotensão, os pacientes saem satisfeitos com o procedimento, pois voltam a mexer um dos membros inferiores de maneira mais rápida do que a anestesia convencional”, revelou a médica, “que se utilizou de um grupo de pacientes com idade superior a 18 anos prestes a precisaram ser submetidos à cirurgia para retirada da hérnia inguinal num hospital afiliado da rede SUS e foram selecionados por um período de sete meses no ano passado”, conforme apurou o site oficial do Governo do Estado.

Atingem mais homens - Conforme o site do governo, as hérnias inguinais correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais, é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres e o tratamento é cirúrgico.

Médica vai disputar prêmio nacional - O trabalho da médica foi elogiado pelo coordenador de Residências Médicas do HEETSHL, Gualter Ramalho, para quem a profissional atingiu um nível excelente e será submetido à premiação pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Vem para o interior - A nova anestesista irá exercer a medicina possivelmente em Itaporanga e região, já que ela disse que irá atuar no interior paraibano, por reconhecer a carência de sua especialidade por aqui.

Thaís é filha de Ivanlúcia Ventura e do médico cirurgião José Bezerra, que exerce o ofício na cidade e região há muito tempo, e é casada com o também médico Júnior Carnaúba (foto ao lado), filho do ex-prefeito de Curral Velho, Luiz Carnaúba.

Fonte: Folha do Vali

Comentários