Secretário de Controle Interno rebate informações de que Município descumpre decisões judiciais


Durante entrevista na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, à imprensa patoense, o secretário de Controle Interno, Joanilson Guedes, falou sobre as recentes alegações de que a Prefeitura de Patos estaria descumprindo decisões judiciais.
"É importante que a sociedade saiba que tais candidatos que obtiveram as liminares, em sua maioria, não obtiveram êxito nos concursos, pois não se classificaram dentro das vagas ofertadas pelo mesmo. E todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas nos concursos da Prefeitura foram nomeados, tendo sido cumprido o que foi proposto no edital do concurso," explicou Joanilson Guedes.
 
De acordo com o Secretário de Controle Interno, existem diversas decisões judiciais de instâncias superiores Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) nas quais se apontam pela possibilidade da ilegalidade de tais liminares, pois requerem a nomeação de candidatos que não estão aprovados dentro do número de vagas oferecidas em concursos públicos. 
 
"A Constituição Federal assegura a todos o direito de recurso, e, para proteger o erário Municipal e o Interesse coletivo, a Prefeitura tem recorrido e em outros casos aguardado a confirmação nas instâncias superiores das decisões para cumprí-las. Tal medida nada mais é do que proteger o erário do Município, só nomeando um servidor quando o mesmo estiver dentro do número de vagas do concurso e não houver mais discussão sobre a legalidade e a recorribilidade de sua nomeação," acrescentou.
 
Tal prática de recorrer de decisões liminares é fato comum e recomendado as administrações Municipais, Estaduais no país inteiro. É uma medida de zelo com a coisa pública. "Não há desrespeito a Justiça em tal medida, pelo contrario, há exercício da justiça e do Direito Constitucional do Contraditório e da Ampla Defesa. Aliás, as decisões contra a Fazenda Pública tem que obrigatoriamente serem decididas em pelo menos duas estâncias por força da lei", enfatizou o secretário.
 
"A Prefeitura reafirma o seu compromisso em cumprir a Lei, as Decisões da Justiça, e em todos os casos onde não houver mais recursos judiciais irá cumprir, como o fez recentemente onde nomeou os candidatos cujos processos judiciais transitaram em julgado, não havendo mais recurso", concluiu.


Assessoria da Prefeitura de Patos 

Comentários