Atenção Básica de Patos é ampliada com as reformas e construção de UBSs

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.
Pensando em melhorar cada vez mais os serviços da atenção básica e proporcionar um atendimento com mais qualidade à população, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está reformando, ampliando e construindo mais cinco unidades básicas de saúde, sendo elas: UBS Nabor Wanderley (Vila Cavalcante), UBS Sebastiana Xavier (Bivar Olinto), UBS Evaristo Guedes (Mutirão), UBS Rosinha Xavier (Liberdade) e a UBS do Pólo Coureiro Calçadista, Aderbam Martins (Belo Horizonte).
Durante toda esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a secretária de Saúde de Patos, Ilana Motta, visitou as obras e conferiu de perto o andamento de cada uma.
De acordo com a secretária:
“Ficamos muito contentes em perceber que as obras estão bem avançadas, a exemplo da UBS Nabor Wanderley, que atualmente está passando por uma reforma em sua estrutura, que a deixará mais adequada para o trabalho dos profissionais junto a comunidade. Nosso intuito será entregar uma reforma e uma construção de unidade de saúde por mês, e tenho certeza que iremos conseguir”, conta a secretária.
No mês abril deste ano, o município receberá uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde, que farão uma vistoria nas unidades básicas de saúde do município tendo em vista a liberação dos recursos do PMAC. “Estamos bem equipados de unidades de saúde e também de equipes de saúde da família, a expectativa é que sejamos bem avaliados”, acrescenta a secretária Ilana Motta.
Para a senhora Maria do Socorro Vigolvino de Moraes, moradora do Bairro da Vitória, onde fica localizada a UBS Nabor Wanderley, é grande a expectativa da população para que a unidade de saúde seja concluída e comece a oferecer os serviços e atendimentos. “Estamos ansiosos para isso, acredito que com essa reforma, a unidade ficará ainda bem melhor que a anterior”, disse.


Ascom PMP




Comentários