Estudante itaporanguense consegue na justiça, direito de ingressar na universidade antes de concluir Ensino Médio. Confira

O estudante Rodrigo Ribeiro Alves de 16 anos ganhou na Justiça o direito de ingressar na universidade antes mesmo de concluir o Ensino Médio.



Natural de Itaporanga, o jovem que está feliz da vida com a sua conquista, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2013 e obteve pontuação suficiente (620 pontos) para conquistar uma vaga no curso de Farmácia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité-PB.



De acordo com as informações, Rodrigo recorreu na Justiça para garantir seu ingresso na universidade.




Segundo as informações, a mãe do garoto provou que ele está regularmente matriculada no 3º ano do Ensino Médio, em uma escola de Itaporanga-PB, no Sertão do estado, e ao fazer o Enem, com 16 anos, obteve pontuação superior àquela exigida pela Portaria Normativa nº 144/2012. Tal portaria regulamenta que pode obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, o estudante que atingir no mínimo 450 pontos em cada uma das matérias de conhecimento do exame e 500 pontos na redação.




A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente deixam claro que o Estado tem a obrigação de garantir o acesso à educação dos menores, aos mais elevados níveis de ensino de acordo com a capacidade de cada um independente da idade.



Apesar da pouca idade, Rodrigo diz estar decidido em começar a cursar Farmácia o mais rápido possível. A mãe do jovem, a professora Fátima Caiana, lembra que ele sempre ganhou medalhas pelas boas notas, sempre em primeiro lugar.



Em Itaporanga, Rodrigo mora com o pai, Ronaldo Ribeiro Alves, que trabalha no SAMU, sua mãe e uma irmã. Estudou toda sua vida no Colégio Batista e fez por um tempo o cursinho Conexão Pré-Vestibular, o qual sua tia, Neidinha Caiana, é coordenadora.



Fonte: DiamanteOnline

Comentários