Trabalhadores saem às ruas e fazem denúncias durante greve da CAGEPA, em Patos


 
Dezenas de trabalhadores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), que estão em greve a cerca de 25 dias, saíram as ruas da cidade de Patos nesta quinta-feira, dia 26. A atividade teve início na sede da CAGEPA/Regional das Espinharas, Bairro do Salgadinho, e se concentrou em ato público no largo da Oi-Telemar, centro.
Igual aconteceu na cidade de Patos, outros municípios também realizaram atos públicos para mobilizar a sociedade diante dos problemas vividos na CAGEPA e pelos trabalhadores. As mobilizações foram encabeçadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB).
Os grevistas utilizaram carros, motos, faixas e um carro de som no qual denunciaram sucateamento da CAGEPA, pediram o fim das terceirizações, falta de acordo entre direção e sindicato, além de demonstrar a revolta diante da pressão sofrida por alguns diretores. “Na cidade de Sousa um trabalhador foi atropelado por estar lutando na greve. O ato covarde foi praticado um funcionário da própria CAGEPA com um carro da empresa”, relatou Cícero Duarte.
A diretoria estadual da CAGEPA acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para tentar um acordo diante do impasse entre sindicato e empresa, mas o fato não surtiu efeito, pois a competência para negociar o conflito é do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Alberto Coelho, diretor sindical, relatou que a greve pode radicalizar-se devido à perseguição sofrida pelos trabalhadores. “Na próxima segunda-feira poderemos fechar portões para que tenham mais respeito pela luta que já foi considerada legitima pela própria justiça. O Governo está querendo matar a luta pelo cansaço, mas não conseguirá”, diz Alberto.
Nesta sexta-feira, dia 27, os trabalhadores de diversas cidades do Estado estarão realizando um ato público em João Pessoa. A ideia é mostrar a opinião pública que a luta é justa e que o governo está sendo intransigente nas negociações.

Jozivan Antero – Patosonline.com





  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Comentários