Criação de empregos em julho foi a menor em 15 anos

Foram criadas 11.796 vagas, a menor geração de postos de trabalho com carteira assinada no mês desde 1999.


São Paulo – A criação de empregos no Brasil em julho foi a menor para o período dos últimos 15 anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho. No mês passado, o saldo positivo de contratações sobre as demissões foi de 11.796 trabalhadores com carteira assinada. Em julho de 1999, haviam sido criados 8.057 empregos.

De acordo com os números do Caged, em sete dos oito setores da atividade econômica houve mais contratações do que demissões. Foi o que ocorreu nos setores de serviços, construção civil e agricultura, por exemplo. Por outro lado, a indústria de transformação fechou 15.392 postos de trabalho.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou, segundo a Agência Brasil, que no segundo semestre deste ano a geração de empregos irá crescer, pois neste período são contratados trabalhadores para as festas de fim de ano. No acumulado deste ano foram criados 632.224 postos de trabalho, um crescimento de 1,56% sobre o mesmo período do ano passado.

Comentários