TRE lacra 7.900 urnas para segundo turno na Paraíba

 
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já preparou cerca de 7.900 urnas eletrônicas para o segundo turno, o equivalente a 70%, no universo de 11.317. A carga e o lacre estão sendo realizados, em audiências, nos cinco Núcleos de Apoio Técnico da Urna Eletrônica (NATUs), localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. O chefe da Seção do Voto Informatizado (Sevin), Lúcio Guimarães, informou que os trabalhos vão ser concluídos amanhã.
Do total de 11.317 urnas, 9.523 vão ser instaladas e 1.794 são da reserva de contingência. “Em caso de alguma urna instalada na seção eleitoral apresentar problema, será imediatamente substituída por outra da reserva de contingência”, explicou Lúcio.
Participam das audiências juízes e promotores eleitorais e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na oportunidade, são inseridos os dados de candidatos e eleitores e, após essa atividade, as urnas são lacradas e programadas para funcionar apenas no dia 26 de outubro, data em que ocorrerá o segundo turno.
“A ação visa garantir a segurança e a credibilidade do sistema utilizado no pleito”, explicou ontem o coordenador do NATU de Campina Grande, Jeremias Lacerda, que coordena os trabalhos de 90 municípios do Compartimento da Borborema.
No NATU-CG, o juiz da 13ª Zona, Eronildo Pereira da Silva, e a promotora eleitoral Jovana Maria Tabosa acompanharam a preparação das urnas de Alagoa Nova, Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça.
“A exemplo do primeiro turno, o trabalho foi realizado com êxito para o segundo turno. Acompanhamos toda a preparação dos equipamentos e tudo vai transcorrer dentro do planejado", explicou o juiz Eronildo.
INSTALAÇÃO
Após a preparação, as urnas eletrônicas, os equipamentos vão ser transportados para os 77 cartórios eleitorais da Paraíba. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Patrícia Lemos, disse que o transporte começa na quinta-feira e até o sábado haverá a instalação nas seções eleitorais.
PARTIDOS NÃO FISCALIZAM PREPARAÇÃO DE URNAS 
Apesar de a legislação eleitoral garantir que representantes dos partidos políticos e coligações podem acompanhar a preparação das urnas, os seus representantes não fiscalizam o trabalho. A revelação foi feita pela diretora-geral do TRE, Alexandra Cordeiro.
“Essa transparência do processo é muito importante para a Justiça Eleitoral e para o eleitor. O partido político e as coligações podem acompanhar o processo de preparação das urnas, lamentavelmente não é isso que a gente observa. As coligações e partidos não comparecem, não massivamente como gostaríamos, penso eu, por falta de interesse”, avaliou Alexandra Cordeiro.
Para que os eleitores da Paraíba escolham entre os dois candidatos a governador e dois à Presidência da República, serão instaladas 9.979 seções em 1.761 locais de votação nas 77 zonas eleitorais do Estado. Toda a estrutura necessária conta com 11.317 urnas, 1.026 computadores e 660 linhas telefônicas. O TRE ainda disponibiliza aos eleitores, também no segundo turno, um serviço de orientações, que funciona através do telefone 3212-1200, das 8h às 18h.
Fonte - Jornal da Paraíba 

Comentários