A realidade do Mercado Público Juvino Lilioso na cidade de Patos – Veja fotos!

 
O Mercado Público Juvino Lilioso, popularmente conhecido por Mercado da Carne, foi inaugurado no dia 22 de março de 1982 pelo então prefeito Edmilson Motta. O mercado surgiu pela visão de dar modernidade a comercialização de carnes, verduras, produtos derivados do leite e para dar vasão à produção local em um espaço amplo e inovador que atendesse também ao crescimento da cidade de Patos.
Com mais de 300 boxes, estrutura de teto em aço e com regras claras de uso, o Mercado da Carne se transformou em referência do comércio em Patos e na região. O ex-prefeito Edimilson Motta (em memória) definiu que no local não haveria comercialização de bebidas alcoólicas por entender que o ambiente não era propício. Em pouco tempo, o mercado modelo já era sinônimo de sucesso e prosperidade em pleno centro da cidade.
A entrada principal do Mercado da Carne, localizado na Rua Pedro Firmino, abrigou uma praça criando um rol de ingresso harmonioso que propiciava ponto de encontro de feirantes e amigos. Na gestão do saudoso prefeito Rivaldo Medeiros o espaço aos poucos foi sendo ocupado por barracas e a praça deu lugar a bares erguidos de forma aleatória e sem infraestrutura. Rivaldo Medeiros também permitiu a criação de bares nos boxes de dentro do mercado. A partir de então começou um período de desorganização.
O ex-prefeito Dinaldo Wanderley criou uma cobertura metálica na frente do Mercado Juvino Lilioso que atingiu também o espaço de comercialização conhecido como “Feira das Frutas”. A cobertura deu um novo ânimo aos comerciantes e feirantes, mas não definiu regras e com isso os bares ganharam mais espaço na sua administração. As barracas de madeiras deram lugar as estruturas em alvenaria e isso ajudou na higiene.
No ano de 2014, na gestão da prefeita Francisca Motta, o Mercado Juvino Lilioso passou por uma reforma no piso, no sistema de rede de esgotos, teto e nos banheiros que ajudou na melhoria da infraestrutura. A reforma que custou quase R$ 200.000,00 não melhorou as condições dos banheiros e o teto continua causando transtornos em períodos de chuva. A melhoria perceptível está mesmo no piso de cimento com espessura de 15 centímetros e nos ralos colocados em todos os boxes.
O aspecto do Mercado da Carne é mesmo de abandono administrativo, pois, falta de segurança e a indisciplina no uso dos espaços públicos são perceptíveis. Motos estacionadas nas portas causando falta de acessibilidade, homens alcoolizados e banheiros fétidos, além de boxes abandonados.
As três mortes registradas no espaço interno do mercado aconteceram com eventos iniciados nos bares. Esse fator pode estar ligado diretamente ao consumo de álcool e as alterações que este provoca no ser humano. O consumo de bebidas alcoólicas dentro do Mercado da Carne não tem a aprovação da grande maioria dos comerciantes, porém nenhuma medida eficaz para impedir a comercialização é tomada.
O comerciante conhecido por “Kinila”, relatou: “Seria bom uma limpeza nos banheiros que estão muito sujos, vigilância nas portas que não tem guardas e os cachorros entram dentro do mercado, um posto policial que antes tinha aqui, hoje desativaram. Tirar esses bares, pois tem  muitos bêbados perturbando os clientes”. Falando sobre a reforma ele diz que melhorou, mas o teto ainda é um problema, pois quando chove molha os equipamentos e estes começam a dar choque elétrico.
A reportagem conversou com João Monteiro, administrador do Mercado Juvino Lilioso e comerciante desde a fundação. João reconhece alguns problemas e também avanços, mas disse que se fazem necessárias mudanças. “Ainda há tempo de recuperar esse logradouro público”, em relação aos bares, ele acrescenta: “Quando doutor Edimilson inaugurou esse espaço só existiam duas lanchonetes pra vender comida e lanche, ele não queria a venda de bebidas alcoólicas”, confessa João que não é favorável à venda de bebidas dentro e fora do mercado. As mudanças maiores dependem de decisões de outras instâncias do Governo Municipal e não do atual administrador do mercado.


Jozivan Antero – Patosonline.com


OUÇA entrevista com João Monteiro e com o comerciante Kinila:


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Comentários