SAMU de Patos registra aumento de solicitações ao serviço

 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/PATOS 192), vem mantendo uma média de atendimentos cada vez mais crescente neste ano de 2014.
No ano de 2013, o SAMU de Patos em toda a sua regional que compreende 23 municípios, alcançou uma média de 47 mil atendimentos à solicitações, sendo que desse total, a cidade de Patos realizou aproximadamente 43 mil.
Em 2014, o número de solicitações atendidas subiu uma média de 25%. A estimativa é que o serviço consiga alcançar uma média de 55 mil solicitações atendidas até o final de dezembro. Contabilizando os números da regional, essa estimativa pode chegar a 59 mil.
Serviço durante festividades natalinas
Durante as festividades natalinas o número de solicitações ao serviço chega a ter um aumento significativo. Para manter a agilidade e qualidade dos atendimentos, o SAMU Patos estará com todo o contingente de profissionais a disposição para atuar nesse período de final de ano.
O coordenador do serviço, Anderson Sóstenes, informou que as altas temperaturas inerentes á essa época têm causado alguns problemas de saúde nas pessoas, e com isso, aumentam também o números de solicitações. Outro problema mencionado foi a ingestão excessiva de bebida alcoólica associada à direção, o que muitas vezes acarreta em acidentes.
De acordo com o coordenador, a frota existente para atender a cidade de Patos e também aos 23 municípios compreendidos pela regional, dispõe atualmente de 4 Unidades de Suporte Básico, 2 Unidades de Suporte Avançado (para toda regional), 1 veículo de Intervenção Rápida (para toda regional), 1 Motolância e 5 veículos de reserva técnica.
Combate aos trotes 
Os trotes têm sido algo corriqueiro no trabalho do SAMU/Patos e, quase sempre, essa prática criminosa acaba causando prejuízos às pessoas que realmente necessitam do serviço.
O sistema que permite fazer a triagem e cadastrar números dos telefones da cidade, como forma de combate ao trote, foi atualizado recentemente, como informou o coordenador desse serviço Anderson Sóstenes.
“O sistema salva cada número que liga e faz sua solicitação. Temos percebido que o maior número de trotes são efetuados de orelhões. Quanto às solicitações que acabam sendo trotes, feitas por celulares, nós não temos como rastreá-los. Em 2015 iremos colocar em execução um trabalho educativo onde buscaremos junto à sociedade, informar melhor como funciona nosso trabalho, expor nossas dificuldades e como trabalhamos para cada vez mais oferecer um bom serviço”, esclareceu.
Ano passado, o SAMU Patos registrou uma variação de 600 (seiscentos) a 1.000 (mil) trotes mensais. Em relação ao número de trotes em 2014, o serviço só fará o somatório após o término do ano.

Ascom PMP



  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 

Comentários