Imprensa nacional aponta paraibano como favorito para emplacar Ministério da Integração Nacional

Imprensa nacional aponta paraibano como favorito para emplacar Ministério da Integração NacionalA Paraíba poderá ter, mais uma vez, um representante na equipe de governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). É o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que poderá ser alçado ao cargo de ministro da Integração Nacional. A informação foi postada, nesta terça-feira (23), no blog do jornalista Gerson Camarrotti, que cobre os bastidores do Congresso Nacional para o G1 e Globo News.    

Aguinaldo Ribeiro deverá ocupar a vaga destinada ao Partido Progressista. Ele já ocupou o Ministério das Cidades no primeiro mandato de Dilma e goza de prestígio perante a chefe do Poder Executivo, integrando, inclusive, o seu núcleo de aconselhamento político.    

Ainda de acordo com Gerson Camarotti, é grande a movimentação nos bastidores de Brasília nas últimas horas. “A presidente Dilma Rousseff fez mais de uma dezena de convites para que aliados ocupem o primeiro escalão do seu segundo mandato”, revela.Entre as mudanças de última hora está o convite para que o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) assuma a Secretaria de Relações Institucionais. O petista gaúcho, que comandou o Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato, deve substituir o ministro Ricardo Berzoini, que será deslocado para o Ministério das Comunicações. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT),aceitouconvite para comandar o Ministério da Defesa. O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), também aceitou ir para o Ministério da Educação.



O Ministério do Esporte ainda é alvo de disputa e cobiçado por vários partidos. PRB, PMDB e PT disputam a pasta. Diante do impasse, Dilma convidou oatual ministro, Aldo Rebelo (PCdoB), para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia.



Depois de muita disputa interna, o PMDB já sinaliza uma solução. Além da senadora Kátia Abreu (TO), que aceitou ir para a Agricultura, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), fechou comandar Minas e Energia.    

Helder Barbalho (PMDB-PA), filho do senador Jader Barbalho, irá para a Secretaria da Pesca. Eliseu Padilha (PMDB-RS), também do PMDB, irá para a Aviação Civil. O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) foi indicado pela bancada para ocupar um ministério e Renan Calheiros tenta manter Vinicius Laje no Turismo.    

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) aceitou ir para Ministério das Cidades. O Palácio do Planalto aposta que Kassab nas Cidades e Aguinaldo Ribeiro, na Integração, ajudarão a articular novos polos de governabilidade dentro da base aliada no Congresso Nacional. O suplente de senador Antônio Carlos Rodrigues, do PR, foi convidado e aceitou comandar o Ministério dos Transportes.    

Parte significativa do anúncio deve ser feito ainda nesta terça-feira (23) no Palácio do Planalto. Os demais ministros escolhidos serão anunciados na próxima segunda-feira (29).


PB Agora com Blog do Camarotti

Comentários