Doutor em medicina veterinária fala sobre os problemas com os animais abandonados pelas ruas de Patos e diz que caso é grave!

 
O doutor em medicina veterinária Silvano Higino fez vários alertas sobre o grave problema gerado pelas centenas de animais abandonados pelas ruas de Patos. Cães e gatos perambulam pela cidade com doenças graves que podem passar para os seres humanos de forma imperceptível. A esposa de Silvano, Wigna de Begna também é uma apaixonada por animais e cuida de muitos em sua residência e também na Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA).
Vários locais da cidade se tornaram pontos de despejo de animais, tais como Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Patos, Cemitério São Miguel, Mercado Público Municipal, Matadouro Público e agora mais recentemente o Parque Religioso Cruz da Menina, dentre outros.
O casal tem uma história de amor e dedicação aos animais. Wigna relata descaso da Prefeitura Municipal de Patos quanto à política pública de zoonoses e disse que o trabalho de forma voluntária está passando por dificuldades, pois a demanda de animais doentes ficou fora de controle. “Recentemente nós fomos fazer uma visita ao Parque Religioso Cruz da Menina e nos deparamos com uma situação lamentável. Segundo a administração do parque, é comum que essas pessoas levem esses animais para soltar lá por ser um local mais distante”, relata Wigna. “Todos os lugares se transformaram em local de abandono de animais”, confessa Wigna.
Em relação à solução para o grave problema dos animais soltos nas ruas, o doutor Silvano Higino aponta duas soluções: “A solução para isso viria por duas frentes: primeiro seria a mobilização do poder público em relação à abertura de um centro de zoonoses na cidade, que é mais que necessário, e já deveria ter sido construído e estar em atividade há muito tempo, no qual faria o recolhimento desses animais, o tratamento desses animais e o encaminhamento para adoção; o segundo lado seria a conscientização da população, trabalhos de conscientização da população, que também deixam a desejar, pois as pessoas criam animais em casa, mas não tem consciência que esses animais precisam de cuidados médicos”, orienta doutor Silvano.
O médico veterinário fez também um alerta com relação às pessoas que pegam animais na rua para cuidar: “Gostaria de falar que o importante é submeter esses animais a um exame médico com profissional da área, um médico veterinário, e dizer que quando isso não é realizado, quando não é procurado um médico veterinário para diagnosticar a situação desses animais, as pessoas que trazem esses animais para casa podem estar correndo risco, justamente por causar dessas doenças parasitárias, infecciosas que por muitas vezes são transmitidas pelo próprio ar”, alerta Silvano.
A reportagem esteve no Parque Religioso Cruz da Menina e presenciou grande quantidade de gatos, muitos deles doentes, e viu a situação de uma cadela que está com um sério problema de saúde. Ela está sendo cuidado pelo casal relatado na entrevista e pelo administrador do parque, o senhor Sidney Luiz. Ele confirmou a questão do abandono de animais no parque. Sidney fez um apelo para que as pessoas não deixem os animais no local. “Esses dias agora a pouco soltaram um rottweiler. Ele estava muito debilitado e veio a morrer. A gente cuidou, mas não teve jeito. Peço encarecidamente para que as pessoas não soltem animais aqui”, disse Sidney.

Jozivan Antero – Patosonline.com

A redação do Patosonline.com disponibilizou as entrevistas na íntegra com Dr. Silvano Higino, Wigna de Begna e Sidney Luiz! OUÇA:

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Comentários