Há mais de um ano, “bafômetros” não estão sendo utilizados na fiscalização do trânsito, em Patos

 
O presidente do Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política de Patos (GIAASP), Luciano Dias, bem como o Pastor John Philip Medcraft, cobram explicações que possam justificar o fato dos aparelhos de etilometros, popularmente conhecidos por bafômetros, estarem sem utilização quando das blitzen de fiscalização por parte da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (4ª CPTRAN).
Os aparelhos foram recolhidos da 4ª CPTRAN pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTRAN/PB) para serem aferidos desde março de 2014, mas até a este mês de abril de 2015, ou seja, há mais de um ano, ainda não foram devolvidos para o uso durante operações que apontem à fiscalização de condutores alcoolizados ao volante.
Os casos envolvendo motoristas embriagados e causando acidentes diversos no trânsito estão sem a devida constatação, pois sem os aparelhos de bafômetro episódios mais graves dependem do empréstimo por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ou mesmo por exames clínicos que comprovem o fato do consumo de álcool por parte de condutores ao volante.
Em contato com o Tenente Leonides, comandante da 4ª CPTRAN, a reportagem foi informada que os aparelhos pertencem ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN-PB) que faz repasse ao BPTRAN e foram recolhidos para aferimento por parte do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
“Esses aparelhos são fundamentais para nossa fiscalização cotidiana. Nós entregamos os aparelhos para serem aferidos pelo INMETRO. Temos informações que daqui para o meio do ano estes aparelhos estejam retornando aqui para nós”, relatou Tenente Leonides.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Comentários