Por falta de informações Ministério da Saúde suspende recursos para Prefeitura Municipal de Patos

 
O Ministério da Saúde suspendeu recursos que são destinados mensalmente para a Prefeitura Municipal de Patos. O fato foi ocasionado devido à falta de informações a respeito dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, nos Postos de Saúde e nos demais órgãos da rede de atendimento. As informações deveriam ter sido repassadas para o sistema E-SUS desde 2013.
“A secretaria deveria ter uma sala exclusiva para o E-SUS, mas fica tentando improvisar! São fichas sendo enviadas para vários locais e nesse vai e vem de fichas muitas são extraviadas. Uma situação como essa prejudica toda a cidade e os profissionais de saúde. Espero que a Secretaria de Saúde possa resolver essa situação, mas digo com toda sinceridade que não foi falta de alerta. Creio que pensavam que não ia dar em nada”, relatou um funcionário que pediu para não ser identificado.   
As informações são colhidas durante atendimentos realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e demais órgãos gerenciados pela Secretaria de Saúde do Município. Após a coleta de dados, estes deveriam ter sido digitados e depois enviados para o MS, mas por insuficiência de profissionais e de equipamentos adequados para realizar a tarefa, o problema se agravou.
Dos 40 postos de saúde de Patos, 38 tiveram suspensão dos recursos. A Secretaria de Saúde ainda tentou formar um mutirão com alguns coordenadores para solucionar o problema, entretanto, a pouca OFERTA de computadores adequados não contribuiu com a tarefa de última hora.
A reportagem tentou contato com o secretário de Saúde do Município de Patos, Anderson Sóstenes, mas não obteve êxito através das ligações telefônicas realizadas.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Comentários