Quintão desiste e Hugo Motta se fortalece na disputa para líder do PMDB

quintaoO deputado Leonardo Quintão (MG) retira, na tarde desta sexta-feira (22/1), a candidatura à liderança do PMDB. Ele disputava com o atual líder Leonardo Picciani (RJ) e com Hugo Motta (PB). Quintão vai apoiar o carioca.
A decisão foi tomada em reunião, esta tarde, entre os dois peemedebistas, em Juiz de Fora (MG).
“Ontem, conversei com o vice Michel Temer e ele me pediu para trabalhar pela unidade do partido. O segundo fator motivador foi o lançamento da candidatura do Hugo Motta, patrocinada pelo Eduardo Cunha”, diz Quintão.
Quintão nega que tenha havido negociação, nos bastidores, por ministério ou presidência de comissões na Câmara. “Não vou ser ministro nem presidente. Só espero, agora, que o Eduardo Cunha pare de fazer política com ódio”, completa.
É mais um capítulo da longa disputa interna no PMDB, que ganhou os holofotes pelo papel de destaque do cargo em meio ao processo do impeachment. O novo líder comandará a maior bancada da Câmara, com 67 deputados.
No fim do ano, com o apoio da ala liderada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Quintão protocolou lista assinada pela maioria dos deputados da bancada e destituiu o líder Leonardo Picciani. Durou uma semana.
Com o apoio do governo, Picciani conseguiu retomar o posto. A briga começou depois de o carioca indicar apenas nomes contrários ao impeachment para a comissão especial na Câmara.
Os oposicionistas do PMDB se revoltaram e fizeram o movimento para derrubar Picciani.
O Globo

Comentários