Moradores promovem queima de fogos para comemorar retorno do nome da Rua Vidal de Negreiros, em Patos




Enquanto um carro de som percorria ruas do centro da cidade de Patos com uma mensagem de agradecimento tendo em vista o retorno do nome Rua Vidal de Negreiros, os moradores soltaram fogos de artifício na referida rua nesta sexta-feira, dia 20, para comemorar a vitória após quase dois anos de luta.
A Rua Vidal de Negreiros passou a se chamar Rua João Bosco de Araújo após Projeto de Lei de autoria do vereador Ivanes Lacerda (PSD) que foi aprovado na Câmara Municipal de Patos. Desde então, os moradores mobilizaram a sociedade patoense para ter de volta a homenagem ao herói paraibano.
Por não aceitar a decisão dos vereadores da Câmara Municipal de Patos, alguns moradores, entre os quais Oscar Leandro, Dalva Marques, Oscar Leando Filho, dentre outros, iniciaram uma peregrinação depois que a prefeita Francisca Motta (PMDB) deixou se expirar o prazo para vetar ou aprovar a lei. Como a prefeita não se posicionou, a própria Câmara Municipal sancionou a lei que passou a vigorar mesmo enfrentando vários protestos.
Os moradores decidiram realizar um Projeto de Iniciativa Popular que contou com mais de 4.000 eleitores da cidade de Patos, mas ao ser colocado em votação na Câmara Municipal, o 1º Projeto de Iniciativa Popular do município foi rejeitado pela maioria dos vereadores.
O ato dos parlamentares mirins revoltou ainda mais os cidadãos que decidiram entrar com uma ação popular no Fórum Miguel Sátiro. A ação, julgada pelo juiz da 5ª Vara do Fórum Miguel Sátyro, Dr. Ramonilson Alves Gomes, deu favorável aos moradores, pois encontrou irregularidades na sessão que modificou o nome da Rua Vidal de Negreiros.
A Prefeitura Municipal de Patos, através da Procuradoria-Geral do Município, ainda recorreu da decisão judicial, porém a mesa diretora da Câmara Municipal desautorizou o ato. Após o comunicado da Procuradoria-Geral do Município ao juiz, a ação foi arquivada e o nome Rua Vidal de Negreiros finalmente foi confirmado na avenida.
Para o advogado Gustavo Nunes, que representou os moradores, a ação não representou apenas uma vitória na justiça, mas sim uma vitória também da cidadania. A mesma avaliação foi seguida por Oscar Leandro, Dalva Marques, Oscar Leandro Filho e os demais moradores.

Comentários