Gerente do INSS relata que demora na entrega de prontuários está prejudicando beneficiários do INSS na cidade de Patos

 
A gerente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), posto de atendimento da cidade de Patos, Fátima Batista, fez alerta sobre a demora na entrega de prontuários médicos dos pacientes que são atendidos no Hospital Regional de Patos.
De acordo com Fátima, os pacientes necessitam do prontuário médico para requisitar benefícios após acidentes, enfermidades ou outras questões que dizem respeito à solicitação de amparo junto ao INSS. A gerente disse que a ausência do prontuário médico ou mesmo a demora na entrega do documento aos cidadãos que solicitam benefícios está causando problemas.
A gerente da agência do INSS citou o caso do senhor Antônio Alves de Sousa que havia protocolado um pedido de solicitação do prontuário médico no dia 04 de fevereiro, no entanto, passados dois meses do pedido, o beneficiário estava sendo prejudicado na perícia do INSS pela ausência do referido documento.
“Solicitamos ao Hospital Regional de Patos pra melhorar esse fluxo de entrega dos prontuários médicos, porque está causando um grande prejuízo para os segurados e principalmente para a agência. O segurado não entende que a falta de um documento médico faz com que o seu benefício seja indeferido no prazo de sete dias. Ele acha que a culpa é do INSS, quando na verdade o que faltou foi documentação médica necessária para o perito realizar a perícia médica. Eu quero solicitar as pessoas responsáveis para melhorar a entrega dos prontuários para melhorar esse fluxo e agilizar e entrega desses documentos ao pacientes”, relatou Fátima.
Em contato com Leudo Farias, diretor do Hospital Regional de Patos, a reportagem foi informada que “não tem demora por parte do hospital. O hospital tem um trâmite que qualquer documento público nós temos um prazo de trinta dias para expedir. O que tem que se entender é que temos uma demanda muito grande e menos de trinta dias sempre está sendo impossível. Após a alta do paciente esse prontuário desce para secretaria do hospital, onde o auditor vai fazer uma auditoria naquele prontuário e depois vai encaminhar para que seja faturado e após isso vem para nosso arquivo que dá seguimento aos pedidos das pessoas que necessitam de prontuário. O hospital não tem, infelizmente, como antecipar a entrega desses prontuários”.
O desencontro entre datas de solicitação do prontuário e entrega da documentação está prejudicando centenas de pessoas que necessitam dos benefícios do INSS. Enquanto o problema não é resolvido, os prejudicados são os que buscam auxílio no momento em que mais se precisa.


Jozivan Antero – Patosonline.com

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