Em entrevista, Lenildo discute idéias para Patos e abre debate pré-eleitoral alternativo


Projetos e ideias para administrar o crescimento de  uma cidade pólo com necessidades de intervenções urgentes em áreas como mobilidade urbana, gestão em saúde e geração de emprego e renda. Esta foi a preocupação central do pré-candidato pelo PT Lenildo Morais durante entrevista neste sábado (18) ao programa 'Participação Popular' ancorado pelo radialista Silvio Romero, da emissora patoense Morada do Sol.

Na concepção de Lenildo, as trocas de acusações das inoperâncias administrativas passadas devem ficar para pré-candidaturas que não têm idéias inovadoras e que contribuíram para que a população da cidade de Patos vivencie o agravamento desses problemas como é percebido hoje.

Coligações partidárias

Perguntado sobre os possíveis apoios de partidos, inclusive sobre o apoio do governador RicardoCoutinho (PSB), Lenildo disse que o momento é e diálogo com as demais legendas que têm afinidades com as propostas e acredita que Ricardo considera sua pré-candidatura legítima, entendendo a posição do partido dele em também querer apresentar legitimamente uma pré-candidatura. "Mas acredito que Ricardo irá decidir mesmo sobre isso mais adiante", acrescentou.

Corrupção

Indagado sobre a questão da operção Lava Jato, Lenildo acredita que ela não cessará e o combate à corrupção chegará às esferas estadual e municipal. O pré-candidato do PT acredita que é importante também se chegar à conscientização do eleitor para que se acabe com a cultura da compra de votos.

"Temos que fazer esse debate nessas eleições e mostrar para o eleitor que essa prática é errada e que no momento em que algum candidato lhe dá tijolos para construir sua casa, aquele dinheiro sai da corrupção. O eleitor precisa se conscientizar e sim denunciar ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral aqueles candidatos que estiverem querendo comprar o seu voto.", ressaltou.


Banco do Povo

Uma idéia que Lenildo defende quando o assunto é geração de emprego e renda em Patos é a criação do Banco do Povo. Os recursos para isso, de acordo com ele, seriam da arrecadação de impostos como IPTU e ITBI cujos recursos seriam depositados num fundo de divisas no município, fazendo com que o pequeno empreendedor possa ter acesso a crédito rotativo.

"É uma saída que podemos ter para minimizar o grave problema do desemprego em Patos, com alternativas de incentivo à criatividade".


Transporte e Mobilidade Urbana

Na opinião de Lenildo, um plano de mobilidade urbana é urgente e necessário para as futuras gerações. "Que a gente tenha em Patos um transporte público coletivo, que é uma necessidade básica e necessita de urgência", disse. Sem o tranporte coletivo, além das dificuldades para a população como um todo, os idosos do município não têm o benefício da gratuidade.

Outra idéia discutida por Lenildo é a implantação de ciclovias que ajudará a desafogar o trânsito de veículos e dará mais segurança ao tráfego. "As vias principais, chamadas de corredores viários, que precisam ter um fluxo acessível tanto para veículos como para as pessoas. E esse debate precisa ser feito agora", reforçou.

Os veículos leves sobre trilhos, os VLTs, também pode ser implantado, na opinião de Lenildo, utilizando a linha férrea já existente em Patos, a exemplo do que foi feito em outras cidades como Juazeiro do Norte.

Lenildo lembrou que a linha férrea em Patos passa pelos bairros do Salgadinho e São Sebastião e vai para o Centro, depois pega a Horácio Nóbrega com a Epitácio Pessoa, vai até o mercado e segue até o Loteamento Luar da Angelita, chegando até Santa Gertrudes, ao passar pelo assentamento Patativa do Assaré.

"São alternativas viáveis e idéias para melhorar a vida da população de Patos precisam estar em discussão nesse momento, ao invés do discursos de picuinhas entre administrações que representam o passado".


Luciana Rodrigues - Assessoria de Imprensa de Lenildo Morais

Comentários