ALERTA: Membro do Comitê Piranhas Açu afirma que várias cidades poderão enfrentar colapso no abastecimento de água já no mês de outubro. Ouça

 
Uma reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 15, no auditório da UFCG de Pombal, colocou em pauta a questão das cidades abastecidas pelo açude de Coremas.
De acordo com o professor João Batista Alves, participaram do encontro alguns técnicos da Ama e outros profissionais interessados. 
“Na ocasião foi colocado que o açude de Coremas terá água suficiente para manter o abastecimento até que o mês de outubro, antes que o manancial chegue ao volume morto. Após a reunião e depois uma nova análise do açude, no geral, ficou constatado que este só terá água até o mês de setembro”, comentou. 
Ele ainda aproveitou a entrevista concedida, para colocar possíveis soluções que devem ser tomadas pelos gestores interessados na questão. 
“A primeira solução é buscar uma forma de aproveitar o volume morto do açude que possui uma capacidade de 37 milhões de metros cúbicos. Outra opção seria fazer uso da reserva de água do açude de Mãe D’água. Outra medida também seria adotar um racionamento rígido da água que ainda resta, pois dessa forma poderia chegar até o mês de março de 2018”, sugeriu. 
A defluência que corre pelo Rio Piranhas abastece cerca de quatrocentas mil pessoas, sendo 300 mil na Paraíba e 100 mil no Rio Grande do Norte. 
João Batista ainda recomendou que devido ao momento atual, a população deve se esforçar ao máximo para fazer o uso racional da água. 
Ouça mais detalhes na entrevista abaixo.
Patosonline.com

Comentários