Com bebê recém-nascido e uma criança especial, família passa dificuldades e pede ajuda na cidade de Patos

 
A localidade em si já é formada por muitas pessoas humildes e carentes, no entanto, a comunidade Dom Bosco, popularmente conhecida por Frango, abriga um caso ainda mais especial devido a vulnerabilidade social que afeta a família do jovem Francisco de Assis da Silva, de 27 anos, desempregado, casado, e pai de duas crianças.
Francisco de Assis é casado com Maria Luciene da Silva, de 22 anos, que sofre com problemas de saúde e devido a isso recebe um amparo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no valor de um salário mínimo. A primeira filha do casal, a pequena Maria Vitória, de 1 ano e oito meses, sofre de problemas mentais que afetaram a coordenação motora da garotinha, obrigando a um tratamento de saúde no Hospital Sara Kubistchek, em Fortaleza (CE). A
Família de Francisco de Assis
pequena não consegue andar normalmente e se locomove com dificuldades.
O casal também tem uma recém-nascida de apenas 8 dias, Maria Alice. A expectativa da família é de que a pequena Maria Alice seja uma criança saudável e que não tenha adquirido nenhuma doença tendo em vista os problemas da sua mãe e da irmã. Francisco de Assis é quem cuida dos afazeres domésticos junto da esposa que está acamada após a cirurgia cesariana e de laqueadura para evitar outros filhos.
Com apenas um salário mínimo para pagar o aluguel da pequena casa, comprar mantimentos, pagar água e energia elétrica, além de outras despesas com os filhos e a própria família, o casal está passando por dificuldades devido à falta de assistência social. Francisco de Assis relatou que a família se inscreveu no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), mas passados quase três anos, nenhuma resposta foi dada sobre a conquista da casa própria para pessoas de baixa renda e com os problemas de saúde expostos.
Família de Francisco de Assis
Francisco de Assis comentou que em casa está faltando quase tudo, desde um bujão para cozinhar no fogão, comida, roupas, fraldas, leite das crianças, dentre outros. A pequena casa não tem geladeira, os móveis são precários e a ajuda tem vindo dos pais de Francisco que moram também na comunidade, mas vivem em situação difícil de renda.
Sem ter a quem recorrer e sem a atenção por parte dos órgãos governamentais locais, Francisco de Assis decidiu ir até a Rádio Espinharas em busca de solidariedade do povo de Patos. A reportagem do Patosonline.com esteve na residência da família e presenciou in loco a dura realidade.
As pessoas que puderem ajuda podem contribuir indo até a casa simples na Rua Dom Bosco, número 48, em frente da Igreja Católica.


Jozivan Antero – Patosonline.com


OUÇA entrevista com Francisco de Assis:




Fotos e vídeos da postagem


Comentários