Jovem em vulnerabilidade social está vivendo como mendigo nas ruas de Patos

 
As pessoas que transitarem pela Rua Horário Nóbrega, nas imediações do Estádio Municipal José Cavalcante, Centro Administrativo Aderbal Martins e na sede da Polícia Rodoviária Federal, Bairro Belo Horizonte, em Patos, podem se deparar com o jovem Edvaldo de Jesus Santos, 20 anos, que está vivendo como morador de rua e em permanente estado de vulnerabilidade social.
Sujo, com roupas estragadas e com o olhar vazio, o morador de rua diz que morava no Distrito Santo Aleixo, Pernambuco. Edvaldo Jesus demonstra ideias confusas que podem ser ocasionadas pela própria situação vivida ou por transtornos mentais que devem ser avaliadas
Edvaldo de Jesus Santos
 por profissionais da área de saúde.
Com poucos pertences e dormindo no chão apenas com lençóis velhos, Edvaldo Jesus está com a higiene pessoal comprometida, pois não encontra local adequado para tomar banho, limpar as unhas ou mesmo utilizar a simples escovação dos dentes. O jovem fala pouco e demonstra mansidão aos que se aproximam para ajudar ou saber mais sobre ele.
Perguntado como se alimenta, o rapaz disse: “O povo ajuda”.Indagado sobre a higiene pessoal veio o silêncio! Para se proteger do sol causticante da cidade de Patos Edvaldo usa a seguinte estratégia: pela manhã está na calçada do Estádio Municipal José Cavalcante, à tarde na calçada da sede da Polícia Rodoviária Federal e nos intervalos ele fica no ponto de ônibus do Centro Administrativo Aderbal Martins.
Edvaldo estava sentado ao chão em uma parada de ônibus quando foi abordado pela redação do patosonline.com. Tranquilo e sempre só, o rapaz não falou sobre a família quando questionado.
A reportagem fez contato com a secretária de Desenvolvimento Social do Município de Patos, Maria da Guia de Medeiros. A secretária relatou que já tem conhecimento do caso e que na segunda-feira, dia 16, estará encaminhando uma equipe para providenciar as medidas de apoio ao jovem Edvaldo Jesus. Maria da Guia disse que vai encaminhar Edvaldo para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua Nenzinha Cunha Lima (Centro Pop).


Jozivan Antero – Patosonline.com


Fotos e vídeos da postagem


Comentários