PREFEITA FRANCISCA MOTTA VISITOU O CANTEIRO DE OBRAS DO RESIDENCIAL ITATIUNGA UM PROJETO DO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA

A prefeita Francisca Motta, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Everaldo Lima, e de Infraestrutura, Assunção Trindade, visitou recentemente o canteiro de obras do Residencial Itatiunga (Conjunto Habitacional Edmilson Motta), cujas obras irão beneficiar 770 famílias.  
A prefeita destacou a importância desse empreendimento para o município e para a sua gestão. Segundo Francisca Motta, a visita foi importante para constatar o avanço das obras, que já cumpriu mais de 80% (oitenta por cento), do cronograma previsto. 
“Quando assumi a Prefeitura Municipal de Patos, fui procurada pelo Banco do Brasil para fazer parte deste convênio. Assinei e autorizei de imediato à realização do que competia ao Município, por trabalharmos para diminuir o déficit habitacional em nossa cidade. Este é um conjunto modelo, com uma infraestrutura moderna, é uma obra de grande porte, que está gerando inúmeros empregos no município e trabalharemos para que outros sejam construídos em Patos, nos mesmos moldes de sustentabilidade”, ressaltou. 
A visita foi acompanhada pelo engenheiro José Soares de Andrade Júnior, responsável pela obra, que ressaltou detalhes da infraestrutura da obra. 
 “O Conjunto é composto por 770 unidades habitacionais, das quais 48 serão destinadas a pessoas com deficiência e a idosos. As casas são construídas de acordo com o padrão do Programa Minha Casa Minha Vida 2 e contam com 50 m² de área coberta. A obra já está em fase de acabamento e estamos com um efetivo de 490 pessoas trabalhando. O Residencial terá uma estação de tratamento de esgoto própria, uma caixa d’água e, um equipamento social comunitário, que pode vir a ser uma Unidade Básica de Saúde ou uma creche”, explicou. 
A secretária de Infraestrutura de Patos, Assunção Trindade, falou sobre a parte técnica da obra, chamando atenção para o rigor da execução das construções. 
“Esta obra, além de seu cunho social, ela é diferenciada, por seu estilo construtivo, onde todas as normas técnicas aplicáveis a uma obra de grande porte estão sendo utilizadas para a construção de cada uma das unidades habitacionais, respeitando a acessibilidade, a mobilidade e toda execução dos trabalhos e, nós estamos bastante satisfeitos por Patos está recebendo esse empreendimento com esse padrão de qualidade”, comentou. 
Geração de emprego e Renda  
O engenheiro José Soares de Andrade Júnior antecipou também, como a obra tem fortalecido o comércio local e a geração de emprego e renda. “Cerca de 50% da mão de obra é composta por pessoas de Patos. Com relação à logística e material, nós adquirimos no comércio local todo o material básico, ou seja, areia, pedra, tijolos, cimento, sendo que deste último, adquirimos uns 22 mil reais por semana; assim como toda parte de custeio, onde adquirimos cerca de 30 mil reais em feira e cerca de 8 mil reais em material de consumo, mensalmente”, listou o engenheiro. 
A obra, que é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal, o Governo Federal e o Estado, é realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Banco do Brasil e CEHAP. 
O secretário Everaldo Lima falou sobre essa parceria e comemorou o número de empregos gerados, desde o início da obra. “Este é um empreendimento diferenciado, grandioso, que está gerando emprego e renda, não só aqui no canteiro de obras, mas também no comércio, a partir dos investimentos feitos na aquisição de diversos produtos. Estamos já na parte de finalização da construção e, em breve, estaremos entregando, juntamente com o Governo Federal e o Estado, moradias de qualidade, com acesso a importantes equipamentos comunitários e com ótima estrutura de saneamento, e isso é muito importante para o Município e para a população”, destacou. 
Residencial Itatiunga 
O empreendimento é executado pela Construtora CRE Engenharia LTDA, com recursos na ordem de R$ 43.890.000,000 milhões (quarenta e três milhões, oitocentos e noventa reais), provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida, por meio de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. 
O Residencial Itatiunga localiza-se na BR 361, saída para o município de Santa Terezinha, na Zona Oeste da cidade. Cada residência possuirá 55m², sendo composta por sala, dois quartos, cozinha, área de serviço externa, banheiro revestido em cerâmica, sistema de aquecimento solar, forro em PVC e acessibilidades em todos os espaços.

Comentários