UPAS estão cadastradas como estivessem em funcionamento e funcionários podem receber salários sem trabalhar na cidade de Patos

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, auxiliares técnicos, dentre outros profissionais da área de saúde, estão cadastrados nos órgãos do Ministério da Saúde do Governo Federal como se estivessem prestando serviço desde o mês de agosto de 2014 nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Patos.
O detalhe mais estranho é que as duas Unidades de Pronto Atendimento não estão funcionando. A UPA localizada no Campo da Liga, saída para Piancó, encontra-se com suas obras paralisadas. A placa com as informações consta que o estabelecimento deveria estar funcionando desde 2011. A UPA do Bairro Jatobá também está fechada e com o andamento das obras em ritmo lento para conclusão.
A informação está disponibilizada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, com nomes, cargos, matrículas e carga horária dos trabalhadores. No Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) também se pode encontrar os referidos funcionários como recebendo recursos públicos para prestarem serviços nos estabelecimentos de saúde.
Na UPA do Jatobá constam 22 funcionários realizando atividades e na UPA do Campo da Liga mais 34 servidores. É possível que vários desses profissionais estejam recebendo recursos sem trabalhar, pois no sistema do CNES os cadastros estão ativos desde o dia 14 de agosto de 2014.
Os recursos federais repassados aos cofres da Prefeitura Municipal de Patos para os serviços de saúde da média e alta complexidade nos serviços de saúde, de janeiro a outubro de 2014, são da ordem de mais de R$ 16 Milhões de Reais. Entre o montante dos gastos dos recursos estão os serviços nas UPA’s.
O Ministério Público Federal (MPF) está de posse dos documentos para que seja realizada uma investigação sobre os fatos relatados.
A reportagem tentou contato com a secretária de saúde do Município de Patos para os devidos esclarecimentos diante do exposto, mas não obteve êxito.


Jozivan Antero – Patosonline.com


Veja lista dos funcionários cadastrados no Ministério da Saúde:

Documentos da postagem

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO JATOBA (UPA-Jatobá).pdf
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DR OTAVIO PIRES DE LACERDA (UPA - Campo da Liga).pdf

Comentários