Prefeito 30%: Lenildo não aceita insinuação e diz que apenas negocia débitos. Escute

 
O prefeito interino de Patos, Lenildo Morais (PT), encaminhou por meio da sua assessoria de Comunicação um esclarecimento à coluna ‘Rapidinhas do Gordinho’, publicada na última quarta-feira (12) pelo blog do gordinho, em que o jornalista Fabiano Gomes destaca que Morais tem sido chamado pelos fornecedores da prefeitura de “Lenildo 30%”.
A nota ressalta que o prefeito tem renegociado dívidas, tratando diretamente com os fornecedores, para evitar que os serviços essenciais não sejam prejudicados e que os restos a pagar junto a esses fornecedores somam R$ 19 milhões.”Desde então, o município passou a comprar a vista com a previsão de pagamento com 48hs a partir do empenho, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado e acompanhamento do controle interno da prefeitura de Patos. A meta da prefeitura é reduzir estes valores a patamares compatíveis com as receitas correntes do município”, diz a nota.

Confira a íntegra da nota 

O vice-prefeito Lenildo Morais (PT) foi intimado a assumir a prefeitura de Patos, Paraíba, no dia 09 de setembro de 2016, através de parecer do Ministério Público Federal, que interrompeu o mandato da então prefeita Francisca Mota (PMDB), por “afastamento cautelar de seu respectivo cargo público”, conforme relatoria do desembargador Lázaro Guimarães.
Desde então, o prefeito em exercício, na revestidura do cargo, vem trabalhando, diuturnamente, para cumprir com o seu papel de gestor sério, honesto e comprometido com o erário, mesmo entendendo que existe pouco tempo para o fim de seu mandato.
Quando assumiu a prefeitura, Lenildo Morais, autorizou a imediata auditoria de todos os setores da administração publica, para que tivesse conhecimento da real situação do município. Sendo as secretarias (e autarquia) mais críticas: Saúde, Educação e STTRANS.
Como se não bastassem os inúmeros problemas administrativos, tais como: folha de pagamento inchada em 63%, funcionários fantasmas, contratos altíssimos com empresas terceirizadas, o décimo terceiro com previsão a ser pago sem receitas, arrecadação fiscal baixa e sem a devida inspeção, contrapartida de obras com valores exorbitantes, também a relação institucional com os fornecedores da prefeitura estava desgastada pelos atrasos no pagamento de seus contratos.
Para se ter uma ideia, os restos a pagar junto a esses fornecedores, estavam em 19 milhões de reais.
Isso levou o prefeito a instaurar, através da portaria* Nº. 1.002/2016, uma comissão presidida pelo secretário de finanças Arnon Medeiros, para renegociar essas dívidas, tratando diretamente com esses fornecedores, para que os serviços essenciais não parassem, ocasionando prejuízos para a edilidade.
Desde então, o município passou a comprar a vista com a previsão de pagamento com 48hs a partir do empenho, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado e acompanhamento do controle interno da prefeitura de Patos. A meta da prefeitura é reduzir estes valores a patamares compatíveis com as receitas correntes do município.
Continuamos à disposição para esclarecer as dúvidas dos jornalistas paraibanos por entender que Rui Barbosa estava certo quando sentenciou: “A imprensa é a vista da Nação”.
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO
*PORTARIA Nº. 1.002/2016
Patos (PB), 10 de outubro de 2016.
O VICE-PREFEITO NO EXERCÍCIO DE PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO DE PATOS,
Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais conferidas na Lei Orgânica do Município de Patos
(PB):
R E S O L V E :
I – INSTITUIR a COMISSÃO ESPECIAL DE RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS EM RESTOS A PAGAR DO
ANO 2016 constituída pelos seguintes membros ARNON MEDEIROS SANTOS (Secretário de Finanças),
FABIANO DE CALDAS BATISTA (Secretário de Controle Interno), MARCOS TÚLIO RODRIGUES ATHAYDE
(Secretário de Administração), e CLAUDINOR LÚCIO DE SOUSA JÚNIOR (Procurador Geral do Município)
sob presidência do primeiro, e secretariado pela segundo.
II – Esta portaria entra em vigor a partir da data da sua publicação.
GABINETE DO VICE-PREFEITO NO EXERCÍCIO DE PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO DE PATOS
Patos – PB, em 10 de outubro de 2016.
____________________________________________
LENILDO DIAS DE MORAIS
Vice-Prefeito no exercício de Prefeito Constitucional

Escute a entrevista na qual o prefeito interino comenta esse assunto:  

 Patosonline com informações do Blog do Gordinho, foto da internet e áudio do Depertamento de jornalismo da Rádio Espinharas  

Comentários