Comandante dos Bombeiros de Patos repassa dicas importantes para evitar acidentes com instalação de luzes natalinas.

 
Com a chegada do final do ano cresce a prática de decorar residências com enfeites luminosos e as tradicionais árvores de natal. Com isso, surge também a preocupação das autoridades com o risco de acidentes que podem acontecer no momento da montagem desses enfeites.
Nossa reportagem buscou algumas informações junto ao Corpo de Bombeiros de Patos, e na oportunidade, conversou com o tenente coronel, Saulo Laurentino, que está a frente do comando da corporação.
Segundo Saulo, existem algumas dicas de segurança que podem evitar possíveis acidentes. No tocante a iluminação das árvores de natal, a recomendação para evitar curtos-circuitos, por exemplo, é que as pessoas dêem preferência a materiais que possuem o selo do instituto Sinmetro, pois trata-se de materiais submetidos a testes e, consequentemente são mais resistentes.
Em relação à àrvore de natal, essa precisa ter uma etiqueta indicando que o material é resistente ao fogo e a um possível aquecimento da rede elétrica.
Outro ponto destacado pelo comandante, foi que, as árvores de natal com estrutura metálica devem ser evitadas, pois podem facilitar  passagem de corrente elétrica. Também é preciso que as pessoas evitem colocar a árvore de natal e os demais enfeites que possuem luzes, muito próximos de cortinas, sofás, tapetes, ou qualquer outro objeto que possa facilitar um possível incêndio. Outra recomendação importante é que, ao montar equipamentos com luzes, a pessoa só faça o teste de ligar, depois que tiver montado por completo. Outra medida mais ainda segura é providenciar a revisão da rede elétrica antes de iniciar a montagem e decoração com os enfeites luminosos.

Comentários