Hospital Regional de Patos realiza 500 cirurgias

 
Começou ontem no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mais uma etapa de cirurgias eletivas de catarata. Cerca de 500 foram destinadas à 6ª Gerência Regional de Saúde e vão ser realizadas até o próximo dia 12 de dezembro, sob os cuidados do médico oftalmologista Daniel Stropp.
Segundo o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, as cirurgias receberam autorização para acontecerem antes das eleições, mas o Estado, para evitar qualquer tipo de conotação política, as programou para o final deste mês.
Esses procedimentos cirúrgicos beneficiam as pessoas que não conseguiram o benefício na etapa anterior, em 2013, devido a grande demanda. No próximo ano os municípios a ser atendidos são os que ficaram de fora dessa etapa.
“É um procedimento simples, rápido, dura em média cinco minutos e que não há necessidade de se fazer pontos no local”, diz a diretora do RRP, Hígia Lucena, que, junto com Leudo farias, está sempre por perto oferecendo o apoio à equipe que realiza as cirurgias.
A cirurgia de catarata de dá através do processo de facoemulsificação, ou seja, a retirada do cristalino doente por microfragmentação e aspiração e no local implanta-se uma lente intraocular artificial. Antigamente o paciente ficava internado até uma semana ou mais. Hoje logo após a cirurgia recebe alta e deve seguir apenas as recomendações do uso de colírio.
O gerente José Leudo questionou ao médico Stropp o porquê de tantas pessoas não idosas necessitando de cirurgia de catarata. Ele disse que pode haver algum tipo de relação com a falta de proteção à excessividade de luz.
Marcos Eugênio - Assessoria  

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Comentários