Caminhoneiros e comerciantes denunciam assédio na cobrança de taxas por parte da STtrans da cidade de Patos

 
A cobrança de taxa pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) no valor de R$ 200,00 para que caminhoneiros possam descarregar e circular com cargas na cidade de Patos está gerando indignação por parte de motoristas e de comerciantes.
Na manhã desta quinta-feira, dia 18, a reportagem do Patosonline foi acionada por caminhoneiros que foram abordados por agentes de trânsito que exigiam o pagamento da taxa. Alguns motoristas confessaram que foram pegos de surpresa, pois circulam em diversas cidades do Nordeste, porém apenas na cidade de Patos estão sendo obrigados a pagar o valor a STtrans.
“A gente vem aqui e o frete acaba ficando mais caro. A gente já paga o Fisco, a ANTT, os documentos do caminhão estão em dia. Só vejo essa taxa aqui em Patos. A gente se sente constrangido”, relatou um caminhoneiro que não quis se identificar, porém pagou a taxa exigida.
Outro caminhoneiro disse que foi abordado por agentes de trânsito. “Eu fui abordado e me disseram que iam fazer uma multa em mim sem eu saber de nada. Ele disse que essa multa ia ser pela federal. Eu não sabia de nada, estava encostado para descarregar e eles disseram que não podia. Eu me comuniquei com a empresa e ela ficou de resolver isso aí”, relatou um caminhoneiro de Campina Grande (PB).
Um comerciante concedeu entrevista e deu a seguinte declaração: “Eu venho observando diariamente que Eduardo com os azuzinhos dele, todo caminhão que para na frente da minha empresa, não só da minha empresa, mas em várias por aí, estão forçando a aderir para a gente cadastrar os caminhões no STtrans e cada cadastro é Duzentos Reais! Mas a gente imagina: se cada caminhão que parar em Patos for pagar Duzentos Reais! Tem empresa que só vem uma vez no ano e vai pagar também? Isso é extorsão meu irmão, não existe isso não! Essa Lei Federal só é em Patos?”, disse o comerciante.
O diretor de transportes da STtrans, Damião Oliveira, relatou que a cobrança está baseada numa recomendação do Ministério Público Estadual (MPE). Em um dos pontos consta: “Os veículos a serem utilizados para o transporte de carga e passageiros estejam devidamente autorizados pelo órgão/entidade pública municipal, delimitando as ruas, e os horários que os referidos veículos possam circular na cidade e Patos/PB, para carregamento e descarregamento de objetos, bem como o transporte de passageiros”, porém a recomendação não fala em nenhuma cobrança de taxa para essa determinação.
Damião Oliveira disse que a quantia cobrada tem como base as taxas definidas pela STtrans e que estão dentro da legalidade.


Jozivan Antero – Patosonline.com


OUÇA relatos de caminhoneiros, comerciante e do representante da STtrans:

Comentários