Valorização Profissional: Equipes da atenção básica de Patos serão avaliadas pelo PMAQ.


A cidade de Patos fez adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), uma aposta do Ministério da Saúde que visa levar mais saúde com qualidade à população, valorizando e enviando mais recursos às equipes de atenção básica que aceitam ser acompanhadas, monitoradas, e capacitadas, numa grande parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde várias universidades do país.
De acordo com a secretária de saúde de Patos, Ilana Motta, o município aderiu 100% ao programa, ou seja, as 40 Unidades de Saúde da Família e o Centro de Especialidades Odontológicas(CEO), serão avaliados pelo programa no mês de abril.
“São parcerias como essa que mostram o compromisso da prefeita Francisca Motta em promover uma saúde de qualidade para a população. Outro ponto importante é que destinamos 70% dos recursos advindos do PMAQ para a valorização profissional de incentivo aos funcionários. Fomos o único município da Paraíba que fixou esse percentual para as equipes da atenção básica, deixando 30% para estruturação das unidades. Estamos nessa luta diária, reformando e estruturando todas as unidades, até para termos uma boa avaliação do programa”, explica a secretária.
O PMAQ parte da ideia de que o município, uma equipe ou uma unidade básica de saúde, que se esforça para atender bem a população, seja merecedora de receber mais recursos do Ministério da Saúde.
A avaliação do Ministério da Saúde traça um diagnóstico de como andam as equipes, como está a relação delas com as demais equipes do município, do estado, do país, e ainda possibilita traçar metas para melhorar o trabalho.
Escute abaixo,  a entrevista com a secretária Ilana Motta.

Comentários