Governo da Paraíba deixa de investir em presídios e devolve 6,2 milhões à União. Confira


Um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, aponta que o Governo da Paraíba deixou de usar R$ 6,2 milhões liberados pelo governo federal, de contratos firmados em 2005, 2009 e 2011, para construir e reformar presídios. 

A Paraíba deixou de concluir as obras da Penitenciária de Cajazeiras, de construir uma Penitenciária Feminina de Segurança Máxima, de ampliar a Penitenciária de João Pessoa e a reforma do Presídio de Santa Rita.

E ainda, não foram adiante dezenas de projetos, incluindo estabelecimentos de saúde e educação para detentos.


Segundo o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, o período das devoluções se refere a outra gestão e disse não ter informações sobre o motivo de as obras não terem sido executadas. Ele afirma, que o governo estadual arcou com os custos da reforma feita em 2013 no Presídio de Santa Rita e bancará também a que será feita este ano no Presídio de João Pessoa, com R$ 2 milhões já autorizados.

Entre os diversos motivos alegados, destacam-se a falta de recursos dos próprios estados para completar as obras, cancelamentos por atrasos, inadequação de projetos alterados, problemas em licitações, suspeitas de irregularidades e trocas no comando dos governos estaduais.


Fonte: globo.com

Comentários