O mercado de smartphones
superou a marca de 1 bilhão de aparelhos vendidos em 2013, com a
sul-coreana Samsung liderando o ranking como a fabricante que vendeu
mais unidades, com 31,3% das vendas mundiais.
Assim, a Samsung se
situa muito à frente dos 15,3% da Apple, segundo informe da consultoria
de pesquisas e análises do mercado IDC.
Segundo o IDC, no total
no ano passado foram vendidos 1,004 bilhão de celulares inteligentes,
38,4% a mais que em 2012. E os smartphones foram 55% do 1,8 bilhão de
telefones vendidos no total.
"O mero volume e o forte
crescimento atestam a popularidade contínua dos smartphones em 2013",
afirmou Ramon Llamas, analista do IDC.
"As vendas totais de
celulares inteligentes alcançaram 494,4 milhões de unidades no mundo em
2011 e dobrar este volume em apenas dois anos mostra a forte demanda dos
usuários e as estratégias dos vendedores para destacar" estes produtos,
afirmou.
A empresa sul-coreana
teve um crescimento de 42,9%, o que lhe permitiu ampliar seu domínio no
mercado global, segundo cifras do IDC.
A Apple, por sua vez,
cresceu 12,9%, menos do que o resto do mercado, à frente da também
sul-coreana LG (4,8%) e da chinesa Lenovo (4,5%), destacou o IDC.
Os dados publicados do
quarto trimestre mostraram que a Apple recuperou um pouco suas vendas,
com o lançamento dos novos modelos de iPhone.
Outro estudo divulgado
na segunda-feira mostrou que o Android, sistema operacional móvel do
Google, reforçou sua liderança no quarto trimestre à frente do iOS, o
software da Apple, nos principais mercados do mundo, incluindo Estados
Unidos, Europa e China.
O Windows Phone,
plataforma da Microsoft, conseguiu se situar em um sólido terceiro lugar
em alguns mercados, superando o iOS, da Apple, na Itália, segundo
pesquisa sobre vendas no quarto trimestre, publicada pela Kantar
Worldpanel.
A pesquisa mostrou que o
Android, sistema operacional de código aberto, se mantém na liderança
na Europa e na maioria dos mercados importantes, exceto o Japão.
O Android terminou 2013
como o primeiro sistema operacional móvel com quota média de 68,6% nos
principais mercados da Europa (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e
Espanha), onde a Apple ficou em segundo lugar, com 18,5%.
Quanto à Nokia, o
mercado europeu de celulares inteligentes só cresceu 3% com relação ao
ano anterior. 'O êxito neste mercado não foi suficiente para reverter
sua situação, refletida em recentes resultados decepcionantes', disse.
Fonte: G1
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